domingo, 13 de fevereiro de 2011

Trote 1° Semestre de 2011



Sejam bem-vindos bixos e bixetes puquianos!

Mais um ano se inicia e para vocês, sem dúvida será um ano mais do que especial, com alegrias e desafios pela frente. Você, que recebeu uma das águas que distribuímos no Trote deve estar se perguntando: “Mas afinal, que água é essa que quem beber nunca mais terá sede?” e “Quem é JC?”

Pois então vamos responder às suas dúvidas! É mais simples do que você imaginava...

Todos sabemos que a água é um elemento vital para a nossa existência. Sem ela, nos desidratamos e podemos até morrer se o grau da desidratação estiver alto. Ela é uma das substâncias mais abundantes no mundo e aproximadamente 80% do nosso corpo é composto por água.

Realmente é incrível o poder da água né? Um líquido insípido, inodoro e sem cor, mas que sacia uma das nossas maiores necessidades: a sede. Um ser humano pode ficar dias sem comer, mas sem água, impossível.

A falta de água no organismo traz muitos problemas. Assim como o ar que respiramos, que não vemos, mas sentimos, a água é essencial, pois mesmo que possamos vê-la, muitas vezes é difícil entender como um líquido pode ser tão essencial à vida.

Pois é, já deu para entender a importância da água para nós. E que água é essa que está na frase do rótulo?

Da mesma forma que precisamos de água para o bom funcionamento do nosso corpo físico, precisamos estar hidratados espiritualmente. Deixa eu explicar rapidamente: somos humanos, correto? E todo ser humano é composto de corpo, alma e espírito. A necessidade da água para o nosso corpo, já foi explicada. Mas e a para a alma e o espírito?

A alma é o que somos internamente, que engloba a nossa mente, emoções, personalidade, etc. E o espírito é o que nos faz ter contato com Deus, que é um ser espiritual (João 4: 24: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram, o adore em espírito e em verdade”).

E muitas vezes, temos sede espiritual, que é aquele vazio que sentimos, por exemplo, no meio de uma balada, quando deveríamos estar nos divertindo, que nenhum amigo ou relacionamento pode fazer com que esse vazio suma. A sede espiritual é aquela sensação de que falta algo dentro de nós, de que não somos completos, felizes, realizados.

É algo interior tão forte, que muitos recorrem ao álcool e as drogas para fugir do vazio que sentem e ter algumas horas de euforia e alegria, mas que são momentâneas e resultam em uma grande ressaca no dia seguinte e uma realidade mais vazia do que a do dia anterior.

Essa sede espiritual que estamos falando só pode ser saciada com a água da vida, que é aquela que traz a real alegria e uma paz que só quem tem pode explicar. Essa água é Jesus Cristo (o JC da frase!), que veio ao mundo e morreu em prol da minha e da sua vida para que não nos sintamos mais com aquela sensação de que sempre falta algo.  Uma de suas frases foi: “(...) mas quem beber da água que eu lher der nunca mais terá sede (João 4:14). Sim! A frase do rótulo!

Muitas vezes, nesse início da faculdade, onde tudo é muito atrativo, as festas, pessoas interessantes para conhecer, a necessidade de ser aceito por todos e não ser “zuado”, acabamos cedendo a algumas “tentações” e nos excedendo em nossas atitudes.

Quantas pessoas falam da faculdade como uma época em que bebia até cair, aprontava todas e mais um pouco e “curtia” muito?

Parece mágico né?! Mas com certeza essas mesmas pessoas também têm em suas lembranças coisas das quais gostariam de deletar (se pudessem!), como as ressacas do outro dia, o arrependimento por ter feito coisas sem pensar, etc. Essa parte elas pulam.

E isso, elas guardam a sete chaves dentro de si, em sua alma. Mas é real, e as deixa tristes e pensativas, por mais duronas e inatingíveis que possam ser.

Por isso, para você que está entrando agora na faculdade, reflita sobre isso e modere e pondere suas ações e atitudes nos próximos 4 ou 5 anos que virão. Porque as lembranças ficam e lembrar que tivemos atitudes saudáveis não nos traz arrependimentos.

Se você quiser saciar a sua sede espiritual, junte-se a nós! Venha nos fazer uma visita em uma de nossas células (manhã ou noite) e vamos compartilhar nossos momentos de alegria e tristeza também. Afinal, somos seres humanos, sedentos de água, e temos nossos momentos de alegria e tristeza.

E semana que vem (21/02) vocês irão receber um Guia do Bixo bem bacana, com informações sobre alguns serviços da PUC, telefones úteis, restaurantes e estabelecimentos nas imediações para vocês se situarem na Pontifícia!

É isso aí galera!

Fiquem na p@z

Um comentário:

  1. Wakimva No Orkut: Wah gner guerreiro de cristo4 de junho de 2011 às 13:13

    achei super da hr, estou no japão, estava pesquisando imagens e achei o blog de vc´s, legal esse trabalho, essa dedicação em relação aos jovens na faculdades, que vc´s possam ser cada vez mais ousados e usados por Deus...Deus abençoe! fk na Paz!!!

    ResponderExcluir