sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Quem nunca sentiu isso?

Quem nunca ficou ansioso por alguma coisa? Tem sentimentos que todo mundo sente ou sentiu um dia, tem outros que só algumas pessoas vivenciam. Acho que a ansiedade faz parte daquele grupo dos sentimentos corriqueiros.
O artigo abaixo fala dessa sensação e, felizmente, fala também do antídoto. Vale a pena refletir sobre essas palavras.


Satisfação Interior

Aprendi a estar contente
Filipenses 4

Ansiedade é ocupar-se com o que não está sob controle. Somos ansiosos porque desconfiamos de quem acreditamos ser responsável por nossa sobrevivência. Desconfiamos de Deus e de seu caráter. Desde nossa infância desconfiamos, proporcionalmente aos traumas que vivemos, das pessoas que deveriam nos proteger. E desconfiamos de nossa própria capacidade.

Somos ansiosos porque confundimos necessidades com desejos. Tratamos nossos desejos como se fossem nossas necessidades básicas, projetamos, lutamos, sofremos por realidades que não são necessárias.

E ainda, nossa ansiedade se deve à nossa insatisfação crônica. Não estamos contentes com nada. Quando conquistamos o que desejávamos, pensamos ser pouco e passamos a desejar mais.

A energia que dispensamos com os temores causados pela desconfiança pode ser canalizada em oração, por tudo, em cada momento, a cada ansiedade. Dá o mesmo trabalho orar e preocupar-se, mas o resultado é bem diferente.

A ocupação ansiosa com o que não está em nosso controle, com o que não existe, com o que é apenas projeção, pode ser substituída por uma experiência consciente de contentamento com o momento, com a fase da vida. Se não houver satisfação interior, nenhuma mudança externa satisfará de verdade o ser.

Autor: Alexandre Robles (www.alexandrerobles.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário