sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Sonho de Jacó




Você já viu esse quadro? É “El Sueño de Jacob” (1639) feito pelo pintor espanhol José de Ribera (1591-1652).

É impressionante a capacidade técnica do pintor em construir a passagem bíblica onde Jacó aparece dormindo.

Ribera retrata Jacó com atitude e postura cansada de um viajante, a personagem é solidamente construída no primeiro plano, com formas volumosas e uma árvore com tronco inclinado que serve de contraponto e acentua o desenvolvimento horizontal de toda a composição que se opõe ao fundo, onde o pintor demonstra sua requintada qualidade cromática e serena representação das delicadas formas que sugerem anjos em pinceladas rápidas.

Quem quiser conferir de pertinho, “O Sonho de Jacó” forma parte do acervo permanente do Museu de Prado, na Espanha. Bom... quem não puder ir para Madrid mas quer saber mais do quadro e conhecer muitos outros, pode fazer um tour virtual por aqui: www.museodelprado.es

E por falar no sonho de Jacó... o que é que ele tava sonhando mesmo? A passagem retratada por Ribera é Gênesis 28:10-22:

“10       Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã;
11        E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
12        E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
13        E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
14        E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
15        E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
16        Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia.
17        E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.
18        Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
19        E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.
20        E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
21        E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus;
22        E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo”.

Assim como, no passado, Deus esteve com Jacó, o livrou e o abençoou, assim hoje Ele é conosco. Descanse em Deus, confie nEle e tudo mais ele fará em nossas vidas! Deus é poderoso!

Fiquem na P@Z!!!

Amanda

Um comentário:

  1. Jacó é bem espertinho né? Eu o admiro pq ele era um cara de atitude e acho que Deus tb gosta de pessoas assim.

    ResponderExcluir